segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Ruas: o início do declínio

Reconhecemos aqui o papel exemplar desempenhado pela CDU de Viseu na última campanha eleitoral. Manifestámos agrado com a possibilidade de a CDU se reforçar, dada a honestidade das suas propostas, da sua campanha e dos seus candidatos. Mas o feudalismo profundo - vulgo, caciquismo - que caracteriza ainda muitos aspectos das relações sociais na região de Viseu impediu que, nos resultados de 9 de Outubro, a população tivesse revelado mais coragem. Impediu que tivesse revelado de forma corajosa (sob a forma do voto ) o apoio aos que a defendem em permanência. Anos e anos de cuidadosa educação anti-comunista impediram-na de arriscar confiar o seu voto aos que reconhece como seus defensores incondicionais. Algum egoísmo culturalmente enraizado, também: afinal, se os candidatos da CDU lutam pela população mesmo sem eleitos, para quê votar neles? A CDU, que fez uma campanha dinâmica, envolvendo mesmo nos seus debates gente de outros quadrantes, chamando a atenção para questões fulcrais (matadouro, caminho-de-ferro, universidade pública e outros) e lembrando que esteve de facto, nessas lutas, não conseguiu sequer uma justa representação na Assembleia Municipal - facto que se verifica apenas nesta capital de distrito. Mas subiu e reforçou-se. Por outro lado, foi notório que a gestão Fernando Ruas levou um abalo: o PPD/PSD perdeu cinco pontos percentuais e um vereador. A rotunda, o repuxo e a relva já não ofuscam tantos olhos como outrora. Tapar as carências fundamentais do concelho com o barulho das luzes é um método em desgaste. A receita está-se a esgotar. Ruas que se cuide, que comece a pensar na população e se liberte dos interesses mais ou menos obscuros que realmente tem servido. Caso contrário, o merecido declínio que iniciou no dia 9 será irreversível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Começo por enviar os parabéns, pois a CDU reforçou a sua votação no concelho.
Uma subida significativa percentual para a Câmara foi muito importante! Significa um esforço muito grande da parte da CDU. Na Assembleia Municipal, também subiu. Nas Assembleia de Freguesia, não só se aumentou a votação, como concorreram em mais freguesias, alcançando um mandato!
O que significa que Viseu deixou de ser o Cavaquistão!
É difícil trabalhar numa campanha que se torna desigual, pelo dinheiro que “eles” gastam e a CDU, não tem, nem quer! O despe sismo feito por alguns partidos, torna-se chocante! Também o que aí aconteceu com os boletins de voto!!! Não foi por acaso… É difícil, combater a desonestidade e o povo, caminha muito lentamente!
Apesar de tudo a CDU, teve boa votação.
E acima de tudo, são o exemplo para outros concelhos, pois se aí conseguiram, nós iremos também conseguir! É a força da razão!

GR

Anónimo disse...

Amiable dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.