domingo, 2 de outubro de 2005

Viseu como património mundial

Na passada sexta-feira, dia 30, na Associação Comercial de Viseu, realizou-se um debate subordinado à temática de uma possível candidatura de Viseu ao título de "património da humanidade". Como oradores estiveram presentes Alberto Correia, ex-director do Museu Grão-Vasco, Abílio Fernandes, deputado e ex-presidente da câmara de Évora pela CDU e o candidato da CDU à câmara de Viseu, Manuel Rodrigues. Alberto Correia fez duas intervenções, nas quais, com o conhecimento profundo do património viseense que lhe é reconhecido, estabeleceu paralelismos entre Viseu e Évora e expôs razões para a candidatura de Viseu àquele título. Abílio Fernandes realçou o facto de o património cultural não poder ser defendido e promovido sem que os problemas básicos da população - água, saneamento, habitação e outros - estejam resolvidos. Em Évora esses problemas foram resolvidos entre 1976 e 1986, ano em que o centro histórico de Évora foi classificado como "património da humanidade". O ex-edil eborense relatou ainda a forma como a população foi democraticamente envolvida em todo o processo, e realçou as várias vantagens da designação conseguida, incluindo as vantagens ao nível da realização humana da população.
Manuel Rodrigues propôs a candidatura de Viseu à classificação como "património da humanidade" enquanto bandeira a ser agitada por toda a sociedade viseense, com o envolvimento de toda a população e de todas as forças políticas. Realçou, no entanto, o facto de só um reforço eleitoral da CDU poder garantir, através da sua representação nos órgãos autárquicos, que a bandeira será agitada no âmbito da actividade desses mesmos órgãos autárquicos. Realçou também a necessidade de resolver, em Viseu, os problemas básicos que Évora tem resolvidos desde 1986.
Este foi um momento raro de reflexão em torno de um projecto coerente de futuro para Viseu. Pena é que, como referiu Alberto Correia - homem insuspeito de proximidade política com a CDU - pessoas com resposabilidades na cidade não tenham estado presentes para assistir e colher ensinamentos deste debate.

1 comentário:

Anónimo disse...

É sem dúvida importante a CDU, ter um bom resultado para que Viseu (ou outra região), tenha melhor desenvolvimento! Conheço muito mal Viseu, mas pelo que vi, é muito bonita, com um património muito rico!
Parabéns pelo Blog! É importante que exista, para ficarmos com conhecimento mais profundo sobre a realidade política e social de Viseu!

GR