domingo, 22 de março de 2009

O bom cretino

Fantástico! O génio que escreveu esta coisa já conhece os resultados das eleições... que se vão realizar no final do ano! E, para lá chegar, baseou-se num inquérito tão sério na sua representativdade como o conteúdo da redacçãozeca que o Jornal do Centro lhe publicou. Para quem pensava que as sondagens eram usadas como instrumentos para condicionar o voto, e que para muitos espíritos bastariam os resultados de certas sondagens para decidir o curso dos acontecimentos - sem stresses, sem surpresas do tipo Irlanda, Chile de '73, Venezuela, ou outras -, para quem o pensava, eis que este cromo descobre que nem de sondagens (com a sua necessidade de fundamentação da amostra) precisamos: basta um inquérito num blogue (cujo mérito será, no máximo, o de avaliar as simpatias políticas dos seus frequentadores).
O resultado está decidido. O PCP não terá mais de um por cento em Viseu - nem vale a pena concorrer - e a genial figura até já tira as suas conclusões, antecipando a excitação da noite eleitoral: o PCP não tem credibilidade!
Não cabe aqui dissertar sobre a credibilidade do PCP, em Viseu ou em qualquer lado. A credibilidade, a coerência e a seriedade são qualidades que até figuras que se situam em regiões ideologicamente longínquas, mas dotadas de alguma honestidade, reconhecem no PCP.
Mas é interessante observar mais este exemplo de como os esquerdelhos assumem um anti-comunismo patológico, pouco diferente do anti-comunismo fascista. O seu principal alvo não são as injustiças e as desgraças do sistema capitalista. O seu principal alvo são os comunistas - e, em Portugal, o PCP. Daí, naturalmente, o tempo de antena que os órgãos de informação do capital lhes concedem, mesmo (ou principalmente) quando a pobreza franciscana da argumentação é confrangedora, como neste caso. Os esquerdelhos são, aliás, com frequência, pseudo-intelectuais que nunca se conseguirão livrar do pseudo.
Enfim. A figurinha tem o azar de ter concorrência, porque não faltam por aí lixeiras semelhantes.
Felizmente, a verdade não é uma fantasia esquerdelhuda. E o povo está-se nas tintas para o que estas figurinhas vomitam.

Adenda: não me lembro de nenhum comunista ter atribuído o encerramente de uma certa livraria em Viseu à falta de credibilidade do seu proprietário. O encerramento da generalidade das livrarias não vem daí. Mas, pensando bem... A capacidade de produzir lixo intelectual deve ser incompatível com a gestão de uma loja do saber.

20 comentários:

Sal disse...

Ainda não fui ler o que o FF escreveu, mas a avaliar pelo teu post não deve ser nada que nos tire o sono!!! Até porque já começam a ser previsíveis estes ataques ao PCP. E quanto mais nos aproximarmos dos actos eleitorais maior será o ataque, principalmente vindos desses esquerdelhos que para aí abundam, dissimulados e covardes.

Beijinhos para ti

adenda: que bom poder ler um post teu de vez em quando....

Fernando B. Figueiredo disse...

Meu caro,

pelos seu post, cretinos já somos dois.

um abraço,

fbf

linhadovouga disse...

Fico a saber que o meu blog não é só frequentado por boa gente...
Agradeço o comentário do pensarviseu etc., mas não faço parte desse seu clube não tão restrito dos cretinos.
Posso ter alguns defeitos, mas esse não é um deles.
Vejo que mantém uma riquíssima capacidade de argumentação...

Anónimo disse...

Caro pensar viseu, pelos vistos não sou eu apenas que acho que as suas crónicas contêm mais do que uma simples opinião. A sua sede de vingança começa a ser visivel para todo o espectro politico vissense. A participação civica é saudavel quando feita com coragem e com valores, como é exemplo do seu amigo Pinto, infelizmente da sua parte, as razoões não são as melhores. Penso que é saudavel que se preocupe com a cidade onde mora, mas os seus ataques a tudo e todos, só lhe retiram credibilidade.
Já é conhecido como o mais recente treinador de bancada da cidade.

Anónimo disse...

Camarada,

Não era necessário o ataque pessoal. Impressionante como o camarada para aí resvalou. Triste!

Eu espero que no final do ano não se chegue à conclusão que o resultado da sondagem do blogue não foi afinal, uma interpolação.

A fasquia anda nos 1,6-1,7%

Anónimo disse...

Oh Pedro,

por favor:
1- explique lá isso do «mais que uma simples opinião»;
2- quais foram os ataques a tudo e a todos que proferiu o cronista? E quais os injustos e por que razão são para si injustos?;
3- por que é que um homem (na sua maneira de ver) tem que estar de acordo com pelo menos alguém para ser credível?

Vá tome fôlego e explique-se por favor.

p.s essa do treinador de bancada é gira, mas eu tb ando pela cidade e nunca a ouvi! tá a inventar, seu malandro.

linhadovouga disse...

Pergunto-me se deixo por aqui as provocações ou se as varro como lixo que são...("uma interpolação"? será que a criatura se deu ao trabalho de olhar algum dia para o dicionário? Saberá o que é - um dicionário -?").

Acho que as deixo, para uma antologia da argumentação e estratégias esquerdelhas.

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas nesse caso há que corrigir o secretário geral do seu partido, Jerónimo de Sousa: que alguém lhe diga, de uma vez por todas, que não é "hadem" que se diz, mas "hão-de". Isso, porém, não lhe retira nenhum mérito enquanto dirigente político e comunista. Jerónimo é um político e, efectivamente, um comunista qualificado e competente; não se comporta como um caceteiro catártico da província que usa blogs para fazer apreciações de cáracter ou de nível cultural sobre os seus críticos ou adversários. Também nunca o vi, nem poderia ver, diminuir os direitos de crítica pública a antigos livreiros por suposição de má gestão. Sabe o que Jerónimo faria nesta situação concreta? Em vez de regorgitar as estafadas e histéricas botades de "anti-comunismo" ou "esquerdismo" teria explicado porque não interveio o PCP na assembleia municipal cujo agendamento lhe dizia directamente respeito, tal como Fernando Figuieredo faz notar, e teria defendido o seu partido através dessa explicação. Você não foi capaz de o fazer. Compensou a estreiteza do seu pensamento com a grosseria da sua voz e isso bastou-lhe. Os seus "argumentos", relembro-lhe, foram: as sondagens evocadas não são credíveis (o que é tecnicamente certo mas para o caso acessório)e Fernando Figueiredo é um cretino, anti-comunista e "esquerdelho" (julgo que não cometeu erros ortográficos ou sintácticos para o dizer). O PCP é, de facto, "um partido diferente". Você é que me parece um militante igual a tantos outros que se podem encontrar em todos os partidos. Até no seu!

Anónimo disse...

Não sei porquê o meu comentário foi publicado como "anónimo". Trata-se de um erro do qual não tenho responsabilidade nenhuma. Mário Rui Dias

Anónimo disse...

Sr Castro Morais, pelos vistos anda confundido. Aqui está a verdadeira inspiração para as crónicas.
Grupo de cidadãos que supostamente defendem algumas causas justas, mas que não são mais do que um partido politico disfarçado de boas intensões e um falso altruismo.

Agora usa-se muito, o querer ser politico sem parecer, para esses reitero a convicção de que a politica tem que ser feita com coragem e acima de tudo com valores.

É só analisar o proximo link, muitas cabeças vão ficar espantadas...

http://www.micportugal.org/index.htm?no=3550

Anónimo disse...

Pedro,

esclareça-me:
O MIC é um partido? o Pedro pertence a algum partido, ou a algum movimento de cidadãos? ou a algum clube ou organização que tenham interesses muito para além dos seus (e com os quais os seus interesses se conjugam)?
Vivemos num país livre e a cidadania e a política (até a partidária) é um dever e um direito que assiste a todos, não?

não me espantou nada ver a lista que vi, mas o Pedro não respondeu ao meu repto refugiou-se numa falácia.
Agradecia que me respondesse para podermos dialogar seriamente:
quais foram os ataques a tudo e a todos que proferiu o cronista? E quais os injustos e por que razão são para si injustos?;
3- por que é que um homem (na sua maneira de ver) tem que estar de acordo com pelo menos alguém para ser credível?

em relação à 1ª questão que lhe coloquei (1- explique lá isso do «mais que uma simples opinião»), já me respondeu (mas merece algumas considerações, ficarão para mais tarde)

Depois de me responder «com coragem e com valor», voltaremos a falar.

p.s. declaração de interesses: sou professor, sou do FCP, sou católico e costumo votar ao centro, e na CMV tenho votado no Ruas e para a Junta da minha freguesia votei no homem do PS.

Anónimo disse...

Pedrocas R.,

Se o sr. Fernando Figueiredo fosse um Yes Man do teu papá (ups, desculpa!), já a sua intervenção cívica e cultural seria extraordinariamente útil e interessante para Viseu, não é?

Qualquer cidadão pode e deve intervir, seja através dos partidos, dos movimentos de cidadãos, dos movimentos políticos, dos Alegristas do MIC, seja individualmente, seja em artigos de jornal...

Para ti só há políticos e cidadãos não-políticos? Os cidadãos não-políticos devem estar caladinhos, porque se quiserem fazer política têm que dizer "eu sou político" ou então fazer a escolinha da jota como tu?

Tem juízo!

Anónimo disse...

É com agrado que vejo que a minha identidade é uma preocupação para algumas pessoas, mas infelizmente para alguns, a vossa capacidade de intuição não é a melhor.

Gosto realmente de emitir a minha opinião sobre o que leio, e se a minha opinião, nao vos agrada, paciência....

Resumindo:

O que penso, é que as pessoas menos informadas devem conhecer as ligações politicas dos cronistas que lêem, para de melhor forma avaliarem e filtrarem essa opinião.

Sou e serei sempre a favor da partcipação cívica, não sou nem serei nunca a favor da Hipócrisia.

Tenho dito...

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Gosta de emitir a sua opinião sobre o que lê, pois certamente... é um direito que lhe assiste tal como a outros assiste escreverem sobre o que lhes interessa e se essa opinião não lhe agrada paciência...

Acha que as «pessoas menos informadas devem conhecer as ligações politicas dos cronistas que lêem, para de melhor forma avaliarem e filtrarem essa opinião» sim poderá ser do interesse. Mas também seria do interesse de quem o lê a si conhecer-lhe a identidade, escusando de atirar às cegas e errar como afirma.
A si e a mim ninguém nos conhece, não temos rosto. já quanto ao cronista que critica esse assume o seu rosto e aí não há hipocrisias.

p.s. para quem não gosta de hiprocisia esteve mal, pois não se esclareceu com «coragem e valor» às perguntas que lhe fiz e parece-me manifestar virtudes que parece na realidade não ter.

Tenho dito...

linhadovouga disse...

Vá lá, não se zanguem...
Caro Pedro, tem toda a razão. E, tal como a mentira e a hipocrisia causam uma justa indignação a muitos de nós, também a verdade causa irritação a algumas almas, que logo desatam em provocações baratas, mostrando ao que vêm e em que nível de discussão se situam.
Deixe-os lá estar, não vão aprender nada. Mas a verdade, essa, tem que continuar a ser dita.

LuNAS. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuNAS. disse...

Parece-me que o senhor está muito preocupado com o PCP. Até lhe dedica uma página e tudo:)

E tu, vais 'assiduar' por aqui? isto ficou animado:)

Beijos a todos

Anónimo disse...

Se eu soubesse que este blogue era tão animado nos comentários já tinha passado por aqui há mais tempo...
:)))
Prometo voltar, sim!

Beijos aos três
Maria

Anónimo disse...

Aquele Fernando Figueiredo parece um rafeirito que está sempre a ladrar para que alguém lhe ligue. perdoai-lhe senhor.
Mas que os cmunas em Viseu vão passar vergonha não tenho muitas dúvidas. Ainda não tem ninguém para contenda e permite coisas como esta, mas vejam o que fazem porque não basta linguagem irreverente ou copiar os esquerdelhos e covardes como diz a sal e apresentar uma embalagem bonita que resolve a questão. AC escreveu "Sem organização podem «fazer-se coisas». Mas não se podem lançar grandes lutas, dar-lhes continuidade, elevá-las a um nível superior." e "Há quem tenha, em relação às lutas políticas, o culto da espontaneidade. Pensam alguns que a questão se resolve com apelos." ou com surpresas como já o disseram, na apresentação da CDU. "A própria agitação, para ser eficaz, para tocar largas massas, precisa também de ser organizada."
ANÓNIMO SEM GOSTO?
RUMO À VITÓRIA

Anónimo disse...

Não há partido mais organizado que o PCP, senhor anónimo que escreveu antes de mim. Não ensine a "missa ao vigário". E ninguém disse que a coisa se resolve com surpresas. Entendeu mal, homessa! Mas concordo plenamente com a sua última frase: Rumo à vitória!!!

Anónima com gosto