quinta-feira, 26 de junho de 2008

In JC - Elogio

Com tanta sacanice em catadupa, com figuras tão sinistras a golpear diariamente a nossa democracia, aqui trago mais um dos artigos saídos no JC. Foi escrito e publicado (sim, até foi) após um triste fim de semana de Junho de 2005. E, num momento em que ao aumento da repressão também vemos responder um aumento da resistência, sabem bem recordar estes dois democratas. Aqui vai:


Elogio da humanidade

Álvaro e Vasco. Tiveram em comum a crença na capacidade do povo português trabalhador para construir uma sociedade mais justa, mais solidária, uma democracia profunda, para além da fachada. Concretizaram essa crença numa luta concreta, coerente e consequente. Souberam sempre que essa luta teria adversários poderosos e bem apetrechados, mas que a vitória seria certa, que as contradições de uma sociedade injusta, desequilibrada, não poderiam senão ser ultrapassadas.
Vasco Gonçalves foi o rosto de um momento em que essa vitória pareceu próxima. Por um momento, foi possível em Portugal iniciar transformações sociais profundas, concretas. Por um momento, os privilégios tradicionais estiveram seriamente ameaçados. Foi um dos períodos mais fascinantes da nossa história, no qual Portugal experimentou uma nova construção nas relações sociais – muito sua, sem modelos, passível de ser bem sucedida. Um período que acabou como se sabe. Mas que aconteceu, realmente, em Portugal, e este facto paira como um espectro junto da direita portuguesa (assumida ou não). Por isso, o tratamento mediático dado à morte de Vasco Gonçalves não conseguiu disfarçar o desconforto e o incómodo por ter que se falar nisso. Algum receio, quem sabe, de que se recordasse aquilo que se recordou na manifestação popular que foi o seu funeral: Vasco Gonçalves foi o único primeiro-ministro português que governou em favor dos trabalhadores. Talvez por isso, por vergonha, nem o Governo nem o Presidente da República se fizeram representar no funeral. Ou talvez com medo de ser confrontados com a sua ridícula insignificância. Vasco Gonçalves foi um homem de uma extrema doçura, que amou e defendeu sempre “o seu povo”.
O mesmo povo que Álvaro Cunhal serviu sem vacilar durante os seus 91 anos de vida. Essa é uma verdade quantas vezes escamoteada, mas ainda assim reconhecida por esse povo. Álvaro Cunhal foi um homem. Ao contrário do que apregoaram algumas figuras pequeninas, daquelas que povoam o nosso ruído mediático, armadas da sua pseudo-intelectualidade e das suas cassetes, Álvaro Cunhal não foi um deus nem um mito, foi um homem. E, como tal, foi um exemplo raro de entrega sem reservas de uma vida ao colectivo que é o povo português. A sua inteligência e lucidez invulgares, a sua energia, mas também a sua liberdade, o seu sono, o seu conforto, os aspectos mais elementares da sua vida entregou-os, até ao último dia 13, à luta pelos trabalhadores portugueses. Ainda assim, foi um homem, um homem invulgar, mas um homem, de carne e osso. E, enquanto perdurar nas nossas memórias o seu exemplo de coragem inabalável, nenhum outro homem terá o direito de se acomodar numa suposta “natureza humana” para desculpar as suas próprias incoerências ou, simplesmente, a sua mediocridade.
Aos meus netos direi que tive a honra de conhecer homens grandes, corajosos, que se entregaram à humanidade. Obrigado, Vasco. Obrigado, Álvaro. Até sempre.

8 comentários:

Sal disse...

Justa homenagem lhes prestaste ao redigires este artigo, para um jornal que não merece a grande qualidade da tua escrita.

Álvaro e Vasco permanecerão na nossa memória!

beijinhos

Anónimo disse...

"força, força companheiro Vasco!
nós seremos a muralha de aço!"

Álvaro e Vasco, sempre os meus respeito e admiração!
vovó Maria

XICA disse...

Cheguei a este blog por mero acaso, e porque gostei, atrevi-me a deixar referência na minha barraca de origem.

samuel disse...

Belo texto!

Abraço

Susete Evaristo disse...

Cheguei aqui por intermédio da Xica.
Ás vezes a memória é curta é bom não deixar esquecer a força destes dois homens.
Um abraço

Fernando Samuel disse...

Bom dia!
Bom texto!

Abraço.

miguel disse...

A homenagem textual é mais que digna. seguiremos homenageando esses homens plenos com a luta.

Maria disse...

Dois Homens que me (nos) marcaram.
Que ficarão para sempre connosco, na nossa memória colectiva...

Um abraço