sexta-feira, 20 de junho de 2008

Crise, dizem eles? Vamos a ela!

Se "eles" quiserem, saimos da tal crise. Mas não querem.
Para que se saiba, aqui vão as 7 medidas do PCP para a ultrapassar, à crise. Funcionam, é claro. Mas os interesses que "eles" defendem não as querem. Entrariam em crise...
Seja como for, aqui vão as medidas que o Partido Comunista Português propõe:

1- O aumento geral dos salários, designadamente do salário mínimo nacional, que inclua um aumento intercalar para os trabalhadores da administração pública, correspondente à recuperação da perda de poder de compra ocorrida este ano, de acordo aliás com as promessas do Primeiro-ministro.

2- O aumento extraordinário das pensões de forma a que as pensões mais baixas progridam em 2008 pelo menos 4% e as intermédias acompanhem o aumento previsível da inflação.

3- A alteração dos critérios para a atribuição do subsídio de desemprego no sentido de reverter a restrição imposta pelo governo, que leva a que a maioria dos desempregados não tenham acesso ao respectivo subsídio.

4- A aplicação de medidas com vista à diminuição dos preços dos combustíveis, designadamente com a criação de um imposto sobre os lucros especulativos das petrolíferas, e ao apoio a importantes sectores económicos especialmente penalizados por estes aumentos, tal como já anunciado no projecto de resolução do PCP sobre esta matéria.

5- A garantia do congelamento dos preços dos títulos de transporte, para além dos passes sociais, através da concretização da utilização do gasóleo profissional anunciada pelo Governo e que tarda a concretizar-se.

6- O estabelecimento de um preço máximo para 2008 num conjunto de bens essenciais básicos alimentares e de higiene.

7- A contenção do aumento custo dos empréstimos actualmente existentes à habitação através da orientação accionista do Estado para a Caixa Geral de Depósitos no sentido de praticar um spread máximo de 0,5% nos empréstimos à habitação, com o consequente efeito de arrastamento no mercado, equacionando igualmente o eventual recurso a medidas de apoio ao nível do endividamento das famílias com mais baixos recursos.

4 comentários:

Anónimo disse...

E ainda há bocado, quando vinha no carro, ouvi o socretino a afirmar que a oposição não apresenta propostas!... o mentiroso compulsivo está cada vez pior.

Sal disse...

Como diz o Antuã.. o cretino está cada vez mais mentiroso.
Rua com ele e com o resto da corja que governa este país..

bjs

GR disse...

Preferem ver um país com fome, miserável a cederem.
Estas 7 medidas, tornariam o país mais digno.

GR

samuel disse...

Só que para os grandes patrões estas 7 medidas devem soar pior que os 7 pecados capitais... (parece que agora já há mais).