sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Em defesa da ferrovia: Jerónimo de Sousa em Viseu

O candidato presidencial Jerónimo de Sousa esteve em Viseu no passado dia 23 de Dezembro para defender o regresso da ferrovia a Viseu. Na sede da Associação Comercial de Viseu o candidato reuniu-se com os principais sindicatos e associações da região, a fim de debater a questão da inexistência de transporte ferroviário na cidade. Foi unânime nas intervenções a necessidade de encarar este problema como um sério entrave ao desenvolvimento da cidade e do distrito de Viseu. Viseu é, recorde-se, a maior cidade europeia sem transporte ferroviário. Foi também unânime a aceitação da viabilidade de um regresso da ferrovia a Viseu. Dada a situação geográfica e a importância de Viseu no contexto do país e da região centro, foram defendidas três frentes para a resolução do problema: a ligação de Viseu à Linha da Beira Alta; a reactivação da Linha do Vale do Vouga como transporte regional do tipo “metro de superfície”, eventualmente com a viabilização reforçada por exploração turística; a defesa do eixo Aveiro-Salamanca (via Viseu) para os transportes internacionais ferroviários, equacionando a solução TGV. Jerónimo de Sousa – que, nos debates televisivos, quando questionado sobre o TGV, manifestou a preocupação com a ferrovia tradicional – comprometeu-se a levar esta questão e estas propostas avante, pela via institucional, nomeadamente na Assembleia da República. É bom recordar aos viseenses o significado que a questão do encerramento da ferrovia em Viseu assume neste momento: um dos candidatos presidenciais, Cavaco Silva, foi o principal responsável, enquanto primeiro-ministro, pelo fim do Comboio em Viseu. Todos os viseenses que, no dia 22 de Janeiro, votarem em Cavaco Silva estarão a agradecer-lhe o roubo dessa infra-estrutura fundamental.

1 comentário:

Anónimo disse...

A importância da linha de Viseu, para com a cidade de Espinho a partir dos anos 40 (do século passado), foi muito relevante! No verão as férias eram passadas na praia e o comboio, deslocava a sua população até Espinho! Ainda hoje, conhecemos filhos e netos desses veraneantes, alguns (poucos) mantêm as casas que os seus avós e pais alugavam nos meses de verão! Quantos por aqui ficaram, tendo casado. Ainda hoje tem a alcunha; “o de Viseu”.
Foi criminoso, terminarem com o comboio! Não só pela sua importância turística, como também pela acessibilidade prática que dá ao cidadão!
«Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu…» que avance depressa o comboio!
Que venha depressa o dia 22, para todos afirmarmos convictamente que Cavaco não é um bom candidato!
Jerónimo avança, com toda a confiança! Trazendo novamente o comboio!

Um Bom Ano 2006

GR