segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Acordar da hibernação...

Este meu blogue tem estado a hibernar. Pensei primeiro em classificá-lo, de forma (melo)dramática, como um blogue "moribundo", mas... Não. "Moribundo" implica a ideia de morte, e essa é definitiva.
Assim, este blogue lá vai hibernando. Já poucos se lembrarão dele - não é que tenha chegado a ser lembrado por muitos, claro. Das razões desta hibernação não vale a pena falar, a não ser para dizer que são várias e, todas, de culpa própria. Responsabilidades, muitas e em várias dimensões da vida, cansaço, têm deixado algumas áreas mal servidas - e, nelas, há uma ou duas que precisariam bem mais de mim do que este blogue e os seus leitores.
Além de que aquilo em que tenho estado mais envolvido me tem afastado dos problemas de Viseu, o mote inicial deste blogue. "Linha do Vouga", o título, remete para uma realidade cada vez mais distante, cada vez mais da arqueologia dos transportes públicos - conceito (este dos transportes públicos) que está bem mais longe do imaginário e das aspirações dos viseenses do que os de "rotunda", "centro comercial", "fitness", "naite", "prédios e mais prédios que ninguém consegue pagar", etc. Pelo menos a avaliar pelos sempre estáticos resultados eleitorais, confirmados no ano que agora findou e que reforçam o poder dos caciques, dos donos da terra, dos fascistas broncos, daqueles para quem o desenvolvimento social, ambiental, cultural, económico nada significam, em detrimento das propostas justas, concretas, exequíveis e obviamente necessárias que outros - a CDU, o PCP (chamam-se assim) - propoem no concreto. A mentira, o medo e a pura parolice vencem a verdade, a dignidade, a seriedade.
Por isso, Viseu cansa-me, cansa-me pensar em Viseu e escrever sobre Viseu. E só não mando Viseu às urtigas (mesmo quando, eventualmente, a vida me levar para outras paragens) porque conheci homens e mulheres, grandes, dignos, corajosos, bons e corajosos - esses, da tal CDU e do tal PCP - que acreditam que também aqui a verdade e a plena democracia um dia vencerão - por incrível que às vezes pareça - e que a luta, em si, é já uma vitória.

Mas adiante! Quero aproveitar este momento de insónia - que paradoxalmente serviu para acordar este blogue da hibernação (por quanto tempo, não sei: a Primavera ainda vem longe) - para desejar a todos um bom ano de 2010.
Façamos por isso, lutemos por isso.

8 comentários:

LuNAS. disse...

Um grande 2010 para ti.
A Linha do Vouga é necessária. Em todos os sentidos!;)

Sal disse...

É verdade que este estado de coisas, em Viseu, por vezes desanima, mas cá está um ano novinho em folha para nos mexermos, para abanar com as estruturas enraizadas e para lutar contra o caciquismo viseense (e não só).
Com mais posts e menos insónias, querido Linha do Vouga!

Beijinhos

Maria disse...

Um excelente 2010 para ti também.
Sabes, é nos vários Viseus que temos que eu acho que o trabalho dá mais 'pica' - exactamente por ser muito difícil, e por haver homens e mulheres corajosos e cheios de confiança num futuro melhor.

... além de que com este frio hibernar é o que apetece...

Beijos aos três

Fernando Samuel disse...

Um bom 2010, lutando, lutando sempre - com aquela alegria de termos ao nosso lado, na luta, gente digna, corajosa e boa.

Um abraço.

Almeida disse...

Apesar das dificuldades a luta continuará.

poesianopopular disse...

Viva camarada!
Eu sou um privilegeado, pois moro numa Freguesia de maioria CDU, e num Concelho de maioria CDU, mas isso não me impede de estar solidário com a tua luta, e de admirar o vosso esforço, e não estou a dizê-lo apenas para te confortar, mas por aquilo que a experiência me ensinou.
Cada quilometro acima de Vila Franca de Xira, aumenta o grau de dificuldade, mas não vai ser por isso que a democracia florescerá em Portugal.
Se a minha solidariedade, te servir para algo, podes usá-la.
Abraços e beijinhos para vós.

Nuno Gomes Lopes disse...

Uma sugestão: http://www.nunogomeslopes.com/2010/03/17/paradoxo-a-alta-velocidade-2/

Maria disse...

A Primavera já chegou!!!
Ó de casa! Piratamos um dia destes? Parece que não falta muito...

Beijos, hibernante.