quarta-feira, 29 de abril de 2009

Oh não, não!

A criatura volta a atacar! Agora, ameaça "embelezar" a ecopista que substituiu a Linha do Dão (está aqui)! Não, por favor!
É que, se há coisa que o encerramento desta via férrea e a construção da ecopista não destruiram foi, precisamente, a beleza da paisagem beirã característica dos arredores da cidade, os olivais, os prados com seus rebanhos, os soutos e carvalhais alternando com vinhas e hortas, as leiras separadas por murinhos de granito recobertos de musgo por trás dos quais se elevam, gaiteiras, enormes e suculentas couves. E a ecopista, embora feita no sítio errado - onde deveriam, e devem, passar transportes públicos ferroviários -, veio trazer alguma dignidade ao caminho de terra batida mal amanhado em que aquilo se tinha convertido, e veio permitir a muitos viseenses de gema ou adopção (entre os quais me incluo), fazer umas belas e limpas caminhadas e, tranquilamente, olhar para aquilo que a região ainda vai conservando de belo, de cativante, a precisar de apoio e de medidas sérias: a convivência do homem, através do trabalho, através da vida, com o meio que o envolve. Pelo menos nos meios rurais.
Agora, o homem quer "embelezar" tudo isto! Que vai fazer? Estatuetas? Rotundas em cada (ex)passagem de nível? Relvados? Placas com o seu nome após e antes cada (ex)passagem de nível?

Levem-no, levem-no!

7 comentários:

Sal disse...

Pode ser que seja desta!.. lá mais para Outubro...

E, sim, concordo contigo, aquelas bermas da ecopista são especialmente interessantes assim como estão: a mostrar toda a ruralidade no seu esplendor. Deve ser isso que o incomoda...

Um beijinho

Maria disse...

Pode ser que o homem queira pôr uns canteirinhos de amores-perfeitos...
:)
Em alternativa, pode ser que os viseenses o queiram "desapear", o que não seria má ideia...

Beijo

Antuã disse...

Atirem-lhe pedras.

GR disse...

Para além do dito embelezamento, os milhares de euros que gastam?
Não embelezam coisa nenhuma, Descaracterizam a paisagem, causam transtornos ao cidadão e os milhares de euros que gastam?
Demagogia vem aí a Campanha Eleitoral, todos têm que mostrar a sua incompetência, a que eles chamam embelezamento.

GR

Maria disse...

Apeteceu-me de repente voltar hoje aqui.
Para te deixar um abraço apertado...
(não sou destas coisas, mas...)

linhadovouga disse...

Maria: muito obrigado. Fico muito sensibilizado.

Bjs

Fernando Samuel disse...

Rua... com ele...

Um abraço.