terça-feira, 16 de setembro de 2008

Avante Bolívia!

Ocupado com tudo e mais alguma coisa, a energia tem-me faltado para alimentar este blogue regularmente. E depois, ele há blogues tão bons, tão mordazes, actuais e bem escritos que, frequentemente, prefiro lê-los e divulgá-los e aos seus posts. Aqui ao lado há uma lista de alguns dos que mais recomendo.
Mas aqui resolvi voltar para exprimir a total solidariedade deste blogue com o povo da Bolívia e com o presidente Evo Morales face à ingerência norte-americana.
A história já a conhecemos. É sopa azeda e requentada da que o império americano nos tem servido em várias partes do mundo e, com especial ênfase, na América Latina.
Começamos a ver um povo a crescer e a libertar-se das amarras da opressão, a construir com consciência e coragem um futuro mais humano, mais justo, mais solidário para o seu país e... zás! Lá vem a máquina infernal e bem oleada por imensas fortunas, pela exploração imperialista de décadas e pela experiência atacar e destruir.
E a vontade é imensa de pegar em armas e ir combater a besta!
Mas a besta-máquina que se cuide. Já não estamos em Setembro de 1973, num Chile desamparado. Há uma Cuba como exemplo de 50 anos de resistência. Há uma Venezuela com poder económico para se rir nas ventas do imperialismo. Há um Equador. Há uma Nicarágua. Há mais conhecimento das manhas e truques (já velhos) da máquina. E tudo isto vem reforçar um ingrediente fundamental que continua a existir: a coragem de um povo que, com a solidariedade de outros povos, saberá resistir à besta.
Porque é essa a natureza humana, por muito que alguns gostassem de demonstrar o contrário.

5 comentários:

Sal disse...

Quanto à frequência de posts, só lamento não ter oportunidade mais vezes de ler a tua escrita mordaz, e as tuas ideias certeiras. Mas cada um sabe da sua vida, ou neste caso, do seu blogue.
Confesso que esta questão da Bolívia, parece-me, ainda vai sair cara aos EUA. Na era da internet, da tal globalização, e da informação em directo, em cima dos acontecimentos, dificilmente teremos um novo Chile. Já lhes conhecemos os truques. A besta desta vez não passará!!!
bjs

GR disse...

Estava eu a fazer uma pesquisa sobre o também requentado TGV e vim aqui ter.
Está bem diferente o teu blog, muito bonito.
Sobre blog's muito bons? Estamos de acordo, há! Este é um deles, a falta de tempo rouba-me o prazer de vir aqui mais vezes. Mas aqui respiramos liberdade, solidariedade e fraternidade!

Gostei muito do teu texto. A crise que neste momento atravessa a Bolívia é revoltante. O imperialismo americano tenta a todo o custo travar o processo democrático de Evo Morales, desta vez enganaram-se, a força e solidariedade entre os povos vai vencer!

Parabéns pelo post!

GR

Anónimo disse...

Pode ser que desta vez aos americanos lhes saia o tiro pela culatra.

Fernando Samuel disse...

E assim provas, sem margem para qualquer dúvida, que os teus posts nos fazem falta.

Um abraço.

Anónimo disse...

Se calhar está mesmo na altura de começar a juntar umas armas. Talvez venham a ser necessárias.