sábado, 12 de julho de 2008

Bettancourt e Betancur

Este blogue começou por referir-se à realidade de Viseu e região, e a ela voltará um dia destes. Mas não pode estar de costas para aquilo tudo o que se vai passando por aí, neste nosso mundo em convulsão. A realidade de Viseu está nessa realidade mais vasta, e tudo o que por aqui se vai passando é, de maneira mais ou menos óbvia, consequência dessa outra realidade.
Por isso, entendo que não tenho necessidade de criar um novo blogue para sair de Viseu - antes pelo contrário: é aqui, como é em qualquer outro blogue que a verdade deve ser dita. E fá-lo-ei em permanência, sem prejuízo de voltar regularmente às questões locais.
E a verdade que deve ser dita consubstancia-se, por exemplo, na denúncia do governo assassino, composto por gente envolvida no narcotráfico, de Álvaro Uribe, na Colômbia. Governo que vai aparecendo por aí (nas fábricas de opinião que tentam ser os grandes meios de comunicação social) como salvador e heróico, associado à libertação de Ingrid Bettancourt.
Pois bem: esse governo conta no seu currículo com mais de 30.000 vítimas. Entre estas vítimas está Guillermo Rivera Fúquene, que "desapareceu" deixando mergulhadas em angústia a sua mulher, Sónia Betancur (sim, Betancur) e a sua filha Chiara. Para uma noção da dimensão do crime e da dimensão da hipocrisia e da mentira, recomendo-vos este excelente post de Vítor Dias, no Tempo das Cerejas.

4 comentários:

Anónimo disse...

É absolutamente necessário denunciar estes crimes hediondos. Como a média está nas mãos dos mesmos criminosos devemos usar todos os meios, incluindo estes cantinhos, para alertar as pessoas. obrigado pelo teu contributo.

Sal disse...

Concordo com o Antuã:
É absolutamente necessário denunciar estes crimes.
Fizeste muito bem em "postar" isto.
E também acho que não é por teres um blogue sobre Viseu que tenhas que passar a vida a escrever sobre Viseu. Obviamente o blogue fala daquilo que cada um quiser falar.
Muitos Beijinhos.

Anónimo disse...

Claro que não podes estar limitado a viseu. Deves continuar a denunciar a barbárie.

Lúcia disse...

Esta história da libertação dos reféns ainda não está toda contada. Tal como a história desse personagem de nome Uribe. E haja coragem para denunciar e actuar.
Mas como a comunidade internacional tem duas bitolas; ou 3 ou 4 conforme as conveniências do mercado...
Abraço