domingo, 22 de março de 2009

O bom cretino

Fantástico! O génio que escreveu esta coisa já conhece os resultados das eleições... que se vão realizar no final do ano! E, para lá chegar, baseou-se num inquérito tão sério na sua representativdade como o conteúdo da redacçãozeca que o Jornal do Centro lhe publicou. Para quem pensava que as sondagens eram usadas como instrumentos para condicionar o voto, e que para muitos espíritos bastariam os resultados de certas sondagens para decidir o curso dos acontecimentos - sem stresses, sem surpresas do tipo Irlanda, Chile de '73, Venezuela, ou outras -, para quem o pensava, eis que este cromo descobre que nem de sondagens (com a sua necessidade de fundamentação da amostra) precisamos: basta um inquérito num blogue (cujo mérito será, no máximo, o de avaliar as simpatias políticas dos seus frequentadores).
O resultado está decidido. O PCP não terá mais de um por cento em Viseu - nem vale a pena concorrer - e a genial figura até já tira as suas conclusões, antecipando a excitação da noite eleitoral: o PCP não tem credibilidade!
Não cabe aqui dissertar sobre a credibilidade do PCP, em Viseu ou em qualquer lado. A credibilidade, a coerência e a seriedade são qualidades que até figuras que se situam em regiões ideologicamente longínquas, mas dotadas de alguma honestidade, reconhecem no PCP.
Mas é interessante observar mais este exemplo de como os esquerdelhos assumem um anti-comunismo patológico, pouco diferente do anti-comunismo fascista. O seu principal alvo não são as injustiças e as desgraças do sistema capitalista. O seu principal alvo são os comunistas - e, em Portugal, o PCP. Daí, naturalmente, o tempo de antena que os órgãos de informação do capital lhes concedem, mesmo (ou principalmente) quando a pobreza franciscana da argumentação é confrangedora, como neste caso. Os esquerdelhos são, aliás, com frequência, pseudo-intelectuais que nunca se conseguirão livrar do pseudo.
Enfim. A figurinha tem o azar de ter concorrência, porque não faltam por aí lixeiras semelhantes.
Felizmente, a verdade não é uma fantasia esquerdelhuda. E o povo está-se nas tintas para o que estas figurinhas vomitam.

Adenda: não me lembro de nenhum comunista ter atribuído o encerramente de uma certa livraria em Viseu à falta de credibilidade do seu proprietário. O encerramento da generalidade das livrarias não vem daí. Mas, pensando bem... A capacidade de produzir lixo intelectual deve ser incompatível com a gestão de uma loja do saber.