terça-feira, 19 de agosto de 2008

Lorca

Homem inteiro, artista inteiro. Não poderia deixar de me juntar aos muitos que hoje prestam homenagem ao grande, grande Feredrico Garcia Lorca. No dia em que se assinala o seu vergonhoso assassinato por esses fascistas de quem alguns gostariam de dourar a memória.
A arte e a vida de Lorca sobreviveram a este vil desaparecimento. Desapareceram e eternizaram-se com a força terrível e bela que as suas palavras, a sua música e a sua vida encerram.
Aqui vai, pela mão e a música de Paco de Lucia.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ainda este cromo


Este já pensa que o PCP é ilegal!
Que na sua terra se respire demasiadas vezes um ambiente de medo que remete para o fascismo;
que as relações de poder estejam ali muito bem montadas com sua excelência lá pelo topo;
que a política de direita do governo em funções tenha aspectos que remetem também para o 24 de Abril;
que o próprio chefe do governo gostasse, certamente, de ver o PCP ilegalizado;
que nos melhores sonhos deste homenzinho talvez tenha havido lugar para um mundo em que o PCP não estivesse cá para, por exemplo, defender da sua incúria a população de Calde;

que tudo isto seja verdade, concordamos. Mas...
Pois é: o 25 de Abril aconteceu, o PCP é legal e está cá para as lutas. E até em Viseu se vai respirando outro ar. E até em Viseu o PCP está a crescer.
Por isso, que tal começar a pensar em... fugir, quiçá?

Olha! Mais um totalitário!


O Tempo das Cerejas tem aqui mais um daqueles "totalitários", ou lá como se chamam aqueles tipos que teimam em não alinhar com o FMI, com a CIA, com os senhores presidentes de Washington que andam a salvar o mundo, e por aí fora.
Tipo... aquele da Venezuela, 'tão a ver?, ou o de Cuba, ou do Equador, ou... esses latinos, em especial, têm a mania! E depois que fazem eleições e referendos por tudo e por nada! Mas a gente topa-os. Não percebem nada de democracia - em democracia fazem-se eleições e referendos quando se tem a certeza que se vai ganhar, se não, corre mal! Olha os gajos da Irlanda... agora é para repetir até aquilo dar certo. Que aprendam.
Agora estes meios-índios... a arriscar, ali.... sinceramente!

Agora a sério: viva a Bolívia! Viva a democracia! Viva o mundo novo e melhor que havemos de construir!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lá estalou o verniz outra vez


A essência fascistóide do poder local em Viseu, cuidadosamente disfarçada sob a capa de grande democrata que este seu máximo representante gosta de exibir, lá vem ao de cima quando nos distraímos um pouco.
Veja-se esta escandalosa e ainda fresca intervenção censória. O alvo é sempre o mesmo.

A divulgar, para que se conheça bem estes democratas do caciquismo!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O país do TGV


Este é (também) o país que vai ter um TGV. O país onde alguém, abusando do poder que por via democrática lhe foi outorgado, vai oferecer mais uma mega-negociata a alguém. Esta chama-se TGV, como outra se chamou CCB, como outra ainda MIT... Aceito sugestões para preencher a lista!
Estranho. Estes sugadouros de dinheiro nosso e de dignidade aparecem não poucas vezes com estes nomes de código disfarçados de sigla. Estranho? Talvez não, não sei.
Sei que a notícia acima me é, nos é, infelizmente nada estranha. É apenas mais um dos muitos reflexos das muitas contradições que o sistema capitalista e a sua versão lusa, dramaticamente trapaceira, produzem.